Você tem gases e dor abdominal?
- Nádia Barone

- 30 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Você se sente estufada no final do dia ou após uma refeição? Ou até mesmo já acorda com a barriga estugada?
Tem dores abdominais, gases e um intestino não tão regular? Então você precisa ler esse post!
Porque isso acontece?
Muitas vezes esse inchaço abdominal muitas vezes acompanha de dor e gases, acontece após alguma refeição ou até mesmo no final do dia, existem inúmeras causas que podemos destacar, como: mastigação, habito alimentar, processo digestivo, estresse, ansiedade.
Antes de entrar com medicamentos, é necessário avaliar a causa e tratar ela, só assim você irá de curar... Lembre-se você não é assim, você ESTÁ ASSIM e essa condição pode mudar!
Dentro das estratégias para melhorar, podemos incluir:
Melhora da alimentação
reduzir industrializados
melhorar o processo digestivo
incluir chás e shots
diminuir o estresse
melhorar o tempo de mastigação
Possíveis causas:
1- Mastigação: A nossa digestão de inicia na BOCA, através da mastigação liberamos enzimas digestivas que já iniciam o processo de digestão. Além disso, quanto mais triturado o alimento, mais fácil será essa digestão no estômago. Portanto, tenha calma ai fazer as refeições
2- Excesso de alimentos fermentáveis: Existem alguns alimentos que são mais fermentáveis e que acabam impactando no processo digestivo, como: brócolis, alho, cebola, frutas secas, ameixa, feijão, leguminosas sem remolho, repolho, abacate, lactose...
3- Intolerância alimentares: Os gases, estofamentos, dores abdominais, diarreia ou constipação podem ser sinais de intolerância alimentar, portanto vale a pena investigar através de exames ou testes.
4- Ansiedade de estresse: Seu nível de ansiedade e estresse influencia na sua saúde intestinal. Reduza o estresse, melhore a qualidade de sono e inclua atividades calmantes como yoga, meditação...
5- Falta de fibras: Se voce tem um baixo consumo de frutas, verduras e legumes, consequentemente tem um baixo consumo de fibras, isso piora motilidade intestinal e gera quadros de má digestão e constipação.
6- Disbiose: O excesso de alimentos industrializados açúcar, sódio, gordura trans e saturada, álcool, excesso de carne vermelha, gera um quadro de desequilíbrio na microbiota intestinal chamado disbiose. A disbiose tem sintomas como: má digestão, gases, estufamento gástrico, intestino irregular.
Nesse post quis te mostrar aas possíveis causas de gases e estufamento abdominal, pois vejo que é um problema muito comum na vida de vocês, é PRECISO TRATAR A CAUSA, não apenas os sintomas.
Tenho inúmeros pacientes que se acostumam com os sintomas e já chegam a considerar normal aquilo, mas se atentem as eles e tenha em mente, VOCE NÃO É ASSIM, VOCE ESTA ASSIM!
Se atente a esses comportamentos:
Consumo excessivo de carne vermelha/proteínas;
Consumo de álcool com frequência e em altas quantidades;
Consumo de ultra processados cheios de conservantes e aditivos alimentares;
Alimentação pouco saudável e pobre em fibra ou alimentação saudável rica em FODMAPs.

Comentários